25 de ago. de 2010

HUNTHER S THOMPSON EM DOC E PROSA...


Quando Hunter S. Thompson explodiu seus próprios miolos com sua magnum 44 eu não surpreendi. Deve ter sido dificil mesmo pra ele. Bem, a vida nunca foi algo muito fácil para Hunter Thompson...


Nascido em Aspen no Colorado, filho de pai ladrão, bebado e louco e mãe cachaceira igual, Hunter tinha tudo para ser um lixo. Começou bem nesse interím; Aos 15 anos de idade já toma uma cana pesada por roubo a um posto de gasolina no mesmo Colorado. De lá vai para a força aérea onde começa a trampar como jornalista e então, começa a saga.


Após sua dispensa, trabalha em várias pequenas revistas até receber por parte do jornal THE NATION o convite para fazer uma reportagem sobre o fenômeno das gangues de motociclistas, e o resultado foi o livro Hell´s Angels - Medo e Delírio Sobre Duas Rodas (Conrad Editora, 2004), lançado em 1966. Thompson havia passado um ano convivendo com membros dos Hell's Angels e o resultado foi um retrato completo, sociológico, antropológico, psicológico e político do fenômeno das gangues de motociclistas, seus problemas com a polícia, o cacete que toma dos caras após ser “descoberto” jornalista, seu envolvimento com a contracultura da época e seu tratamento na grande mídia americana. O livro é considerado um clássico do New Journalism e o cabra passa a ser mui requisitado.


Tïmes, Espn, Rolling Stone, ABC, são alguns dos locais onde Hunter fez história e deu trabalho. Merecia portanto um registro de sua vida e ele foi feito. Para manter a tradição, no Brasil chegou beemmm atrasado mas ta valendo... Finalmente, sai GONZO no Brasil.


Documentário produzido a partir de de depoimentos de amigos e parentes, material de arquivo e citações de textos inéditos, o documentário se debruça sobre o período mais provocador e produtivo do autor de 'Fear and Loathing in Las Vegas'.


Sua história, marca a passagem daquela que talvez foi uma dos últimas vozes realmente independentes do jornalismo nos EUA. Libertário ao extremo por um lado, ( Cria dos anos 60, levou às últimas conseqüências a doutrina de sexo, drogas e rock n’roll.) de convicções confusas por outro viés ( andava armado e foi membro da conservadora associação de lobbistas de armas NRA.) Thompson viveu tudo de maneira intensa, até aquela manhã de Abril de 2005. Mas até chegar nela tem muita coisa pra ver.


Vão atras...

Nenhum comentário: