12 de jan. de 2008

MILTINHO

Quinta feira última, fui convidado pelo Robson Timóteo e pela Livia Mannini, para participar da produção do mais recente projeto da Livia no Sesc Pompéia, O SAMBA PEDE PASSAGEM, que tem como objetivo, fazer um trabalho de resgate da memória da musica popular (A de verdade) brasileira. Com a apresentação de Moisés Da Rocha, quatro shows serão realizados, com grandes intérpretes, cantando clássicos de outros grandes compositores. E aí começa a história...
Chegando no Sesc, a Livia me incumbiu de uma tarefa:
"Marcelo, você pode acompanhar o Miltinho até a hora do show? Ele gosta de uma conversa e você é bom nisso..."
Porra...
Eu tinha uns 10 anos de idade quando uma musica no último volume do som da minha casa chamou minha atenção:
"Pai, que musica é essa?"
"E o Juiz Apitou, filho."
"E quem canta?"
"O maior cantor de samba do Brasil, filho... Miltinho"
Dali por diante me familiarizei com a voz anasalada e pecualiar daquele grande cantor. Ouvi gravações históricas dele, com a Doris Monteiro, Boleros lindamente cantados, gafieiras sacolejantes e em bem pouco tempo, virei um fã alucinado do homem. Pois bem... Passados esses vários anos, minha amiga me incumbe de passar uma das melhores tardes de minha vida. Era umas 16:30h quando ele chegou no Sesc. Bem humorado, vestido num terno branco de linho impecável, ao lado de Lito Robredo, veio até nossa direção:
"To chegando garotada!"
"Opa... Uma honra minha receber o senhor, Miltinho... Fica a vontade."
"Senhor, ta no céu , e, a vontade, só de bermuda e chinelo..." - Falou rindo.
Feita as apresentações, Livia foi correr atrás dos último detalhes, Robson foi montar a aparelhagem da projeção de imagens que ele iria fazer e ami, coube, o prazer da companhia do mestre.
Perguntei como foi o inicío de sua carreira nos anos 40 e em meio a uma viagem no túnel do tempo, ele me contou tudo:
"Ah garoto... Foi lá na Rua Correia Dutra, no Rio. Montamos o grupo CANCIONEIROS DO LUAR, para cantar no programa do Ari Barroso. Então durante 365 dias ensaiamos uma bendita musica e você não me pergunte qual que obviamente não vou lembrar. Enfim; Tiramos uma nota "5", vá... Alí comecei como ritmista. Tocava pandeiro. Depois participei de outros grandes conjuntos como ANJOS DO INFERNO e MILIONÁRIOS DO RITMO, até chegar na ORQUESTRA TABAJARA, onde em 1950, comecei essa brincadeira de cantar"
Aí o papo engatou. Bom de conversa, Miltinho me falou de sua amada Laranjeiras onde mora ha mais de 40 anos embora faça questão de ressaltar; "Sou Flamengo". Do quanto lhe causava calafrios a beleza de Dóris Monteiro e de como era brava a mãe da mesma. Causos e causos da boemia carioca, das noites paulistanas. Falou com carinho de seus grandes amigos, Ataulpho Alves, Altemar Dutra, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues e uma carinho todo especial por Noite Ilustrada; "Esse foi um grande amigo, garoto. Cantava como ninguém, fino, elegantissímo... Tenho uma saudade danada do Noite..."
Falei de sua simpatia e ele disparou:
"Mas porra... Velho, nanico e chato; Quem aguenta?" - E eu dava risada...
Ficamos juntos até a hora do show, quando ele se emocionou ao ver na tela uma imagem do amigo Luiz Antonio. Foi as lágrimas e agradeceu ao Robson, pela lembrança. Ao nos desperdirmos, recomendou lembranças a minha mãe, a qual disse ser sua fã e muita prudencia ao volante.
"Esse transito é um inferno..."
Disse ao mestre que ficasse tranquilo, pois iriamos devagarzinho. Chegeui em casa feliz da vida, tomei um banho, liguei a tv e tinha lá um show do Jeito Moleque, reprisado, na madrugada. Não fiquei triste.
Desliguei a tv e fui dormir...

31 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marcelo
Robson havia me convidado para assistir ao show do Miltinho, que eu acho o máximo,por exemplo "Mulher de Trinta", mas não fui porque não tinha como ir e de ônibus, não estava afins.Ele falou para dia desses tomarmos uma cerveja. aproveitei o blog do CidaDão e convidei você , ele e quem mais quiser ou puder ir em casa ou em outro lugarpara bebermos e jogarmos um pouco de conversa fora.Conclusão Vocês nem publicaram nem deram a menor bola.Estou de mal com todos.Você que espero seja um pouco mais demcratico, publique.
Vera Campana

MARCELO MENDEZ disse...

hahaha...

O Vera minha cumadre... A mancada foi do Robson com certeza pois, nem estava sabendo de tão distinto convite e veja; Estavaos juntos no dia que vc ligou, durante o evento do Sesc e ele nem tchuns para me dar o recado. É um coisa, mesmo. Quanto ao lance do blog do Cidadão, tem por lá um maldito filtro o qual ja pedimos para ser retirado e espero que em breve ele saia dalí porque mata o processo de inteiração com o leitor e agora, fico sabendo que me fez perder um agradável porre com tão distinta amiga. Mas caraca... vamo marcar de novo. Seguinte; Dia 18 a programação volta que tal vc dar um pulinho, lá?

beijão, mulher!

Anônimo disse...

Opa, parece que as coisas mudaram... Vc anda dispensando até cervejadas!! Mudança hein amigo?! rsrs?? Só não muda esse teu desmazelo... Fiquei sabendo do blog, via raquel e vc nem pra avisar que tava nessas... Poxa, veio na pompéia, do lado de casa, custa ligar, seu metido?? Mas fiquei feliz em ver que vc finalmente se rendeu as reportagens, ou algo parecido. Vc faz isso muito bem e ó... o Texto do chavez também ta uma delicia.. Ri muito aqui! Parabéns pra esse teu talento inacabável!! rss

Beijão, lindo

Anônimo disse...

oi lindão! Que delicia ler seus textos. Essa mistura louca de cronica, reportagem, sinopse é irresistivel, Lelo. e ve se de3ixa de ser chato e atende os telefonemas, seu turrão! ihihih

smackkk

Anônimo disse...

Não sei se o espaço certo de comentar é esse mas o amigo brasilero parece ainda em guerra com os republicanos de meu país e com Mr. Bush... rs
Esquece ele, Mark. Vc és melhor!

kisses!
Leslie

Anônimo disse...

Eu deveria vir aqui e te xingar um montão porque vc é metido e não responde seus ávidos leitores! Mas como vc escreve bem, não consigo fazer isso mas que vc merece, merece!! rss
Primo, ce ta cada dia melhor nesse negócio. Porque vc não leva esse tal de jornalismo a sério hein?? Pensa nisso!

beijão

Unknown disse...

Mas tá ficando famoso esse meu irmão, hein???

Anônimo disse...

De certo que vc escreve bem melhor qui mio portugues tacanho, o qui seria una gran cosa... rs. Desde o nosso curso di Teologia que vc tem o talento com las letras. Bueno constar isso passadas tantas épocas.

Uno abraço pra ti aqui de Lion!

Anônimo disse...

Ah finalmente te encontrei! Ouvi dizer que vc tinha um blog então decidi procurar e agora vou contar para todos os meus alunos... rss. Impressionante o quanto vc evoluiu em jornalismo desde o blog da ONG que vc colaborava até tudo que encontrei aqui. Lí tudo! Impressionante a facilidade que vc tem para hipnotizar os leitores teus. Daqui por diante seguirei sempre!

parabéns!

Anônimo disse...

Vc sabe o qto adoro seus textos... seu humor, as vezes sua tragédia... mas principalmente aquela cutucadinha, q muitas vezes incomoda e faz "agente" pensar! Rs
Bjo pra vc!

.... disse...

Marcelo, seus textos são sempre maravilhosos! Excelente história e crítica da qual compartilho. Mas prefiro crer o que o samba sobreviverá as jeitos meleques e aos problemas no qual uma escola de tradição como a Mangueira se vê envolvida atualmente.
Aproveite esses bons momentos ao lado dos grandes. E por fim, "não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba"!

beijos, grande amigo

MARCELO MENDEZ disse...

Ta, tá, ta bom, tudo bem...

Eu sempre falei que considero esse, um espaço exclusivo do leitor e aqui o escritor não deveria vir encher o saco. Mas já que a coisa ta indo por esse caminho, daqui por diante vou procurar responder a todos aqui. Bem, vamos começar a balburdia...

Liana, minha amiga do Líbano...

Ultimamente eu tenho me rendido a uma porrada de outras coisas mas vou me ater ao comentário teu minha, linda...
De uns tempos pra cá, meu amigo Robson Timoteo (Presidente da Ong que ja te falei e vc insiste em não ir visitar...) Tem me incentivado muito a seguir por esse viés e alguns balões de ensaio foram feitos no nosso blog, lá, do Cidadão Do Mundo. Na verdade, vc sabe que sempre militei pelo campo das pesquisas e entendo que Reportagem seja apenas um adendo a mais no meu trabalho. Ah; Não to dispensando cervejada nada. Faz o seguinte; Quinta que vem tem Germano Mathias aí pertinho de sua casa. Manda um e-mail e marcamos de vc paga-las para nós todos, beleza...

beijão pra vc mulher

MARCELO MENDEZ disse...

MICHELINHA, AMOR MEU...

Eu não tava em casa mesmoooooo, lindinha! Mas peguei o recado e juro que essa semana marcamos algo.

Beijooooooooooo pra vc, loirinha!

ps: Manda abração pra seu Werner

MARCELO MENDEZ disse...

Leslie:

Felizmente não tenho porque ter problemas com nenhum outro conterrâneo teu, minha amiga do Tenesse. Fato é que o doente que vos preside insiste em arrumar problema com todo o mundo! por isso falei, prefiro nosso maluco aqui do cone-sul, porque além de ser um tanto "menos pior" (Chega a ser caricato) incomoda e mantém ocupado o doente de vcs.

Um beijo pra vc!
Ps: Lí seu e-mail e verei se rola. Semana que vem será punk. Mas antes de vc viajar nos falaremos

MARCELO MENDEZ disse...

Marina minha priminha!!!

Que bom te-la por aqui!! Olha, não me xinga não porque ce sabe que eu te amo... haha. Seguinte; O seu primo Basco aqui não é metido e o que me falta é tempo. Mas sabes que sempre que posso cá, lá e ali estou. Quanto ao lance do jornalismo, creio que para executa-lo não preciso de uma instituiçlão que me ensine. Prefiro faze-lo com as intermitências diárias as quais estou sempre submetido. Mas to feliz de ve-la por aqui. Venha sempre!

baita beijo pra vc

MARCELO MENDEZ disse...

Nathy, minha lindaa!!

Que legal ve-la por aqui! Fiquei muito feliz em visitar teu blog e ver lá que dispensa um carinho especial por esse pobre e velho roqueiro. É reciproco! To de volta e preciso te ligar pra combinarmos aquela visitinha. E tua mãe ta legal? Beijo para todos!

MARCELO MENDEZ disse...

haha... Fala Saha!!

O primeiro padre Ateu do mundoo!! hahahhaa... como tá meu cumpadre!?? Saudade da porra de vc! Visitei o Mestre semana passada e ele me disse que vc passará um tempo no Brasil. Quando vier da um toque... o telefone é o mesmo e o e-mail vc tem. Do curso, me diz o seguinte; Como vc escapou da expulsão, caralho?? hahaha

Abração, cara!

MARCELO MENDEZ disse...

PAULA, PAULA, PAULA...

Olá professora. Muito prazer. Não respondia os comentário lá, pelos motivos que expliquei aqui. Mas sempre lí seus recados e te agradeço pelos mesmos. Quanto a conversa que sistematicamente a senhora me convidou, sem problemas. Podemos sim. Basta a senhora vir a nossa sede em São Caetano para sabermos exatamente o que faremos. Estou a disposição.

Abraço

MARCELO MENDEZ disse...

CAROLINA, MINHA BAILARINA...

Obrigadão minha menina! Eu fico feliz com sua vinda aqui e com o carinho que dispensa a minha pessoa. Venha sempre!!

beijo, linda

MARCELO MENDEZ disse...

Paulinha Martoreli, menina do rio!

O minha linda, que honra vc por aqui! Obrigado pelo que disseste. Fazemos de tudo pelo samba cá em sampa e aqui não morrerá nunca. E com relação ao lance da Mangueira... Hummm... Precisamos falar mais a respeito porque veja, esse é um cliclo vicioso que as Escolas daí se meteram desde a escalada dos Bicheiros Caixa-forte. Mas falaremos!

Beijo pra vc e quando vieres a paulicéia, avise!

Anônimo disse...

Ahhh agora responde?? Então eu venho... hihihihi... Lelo, que massa esse projeto do Sesc! Informa legal as datas e os horários que vou chamar a rapaziada pra dar um pulo lá. Aí aproveitamos e te vemos ja que vc tá metidissímo e não fala mais com os amigos de longa data... ihihih

1 cheiro!

Anônimo disse...

Tem que responder mesmo! Cara marrento, rapá! kkkk... E ae Celão! Saudade cara... Então, gostei de saber das novas e do lance ae do Sesc. Sou fão do Miltinho e vc podia ter dado um toque seu puto!Ei... Cola lá no bar do ivo que a gente bota as idéia em dia...

abs

Mahare disse...

Enquanto penso o que escrever aqui, está cantando na tv MD2 e um outro cara que não sei quem é...

Bom,não conheço quase nenhum dos nomes, mas encontrar uma pessoa como vc descreveu deve ser incrível.
E ler seus textos é sempre um prazer imensuravel.
amo de paixão tudo o que escreve.

Bjs.

Ps. *******************
*=censura.

MARCELO MENDEZ disse...

Fala Irina! Eu né? Não tenho emprego como executivo de banco yankee, não bebo na vila olimpia... Metido onde? Vc que ta rica... haha. Quanto ao lance do Sesc é o seguinte; Todas as quintas de janeiro a partir das 21:00h. Na do dia 17 rola Germano Mathias, cantando Gordurinha e apareça sim, gatona...

beijooo

MARCELO MENDEZ disse...

Fabião!!! Grande Fabião! O John Bohan do P.N.O!! A parada é essa na minha resposta acima e velhinho... Cola em casa pra gente tomar essa cerva...

Abraço, bro!

MARCELO MENDEZ disse...

Yara gata! Bom ve-la por aqui. Vi teu blog e meu... Ta bonito por lá, hein? Quanto ao comentário seu acho que o lance é esse mesmo; Apresentar uns caras como Miltinho para todo mundo. Legal que vc se predisponha a conhece a obra dele. Vai fundo! O D2... Eu até tentei ouvir, uma ou outra coisa dele mas... Sabe como é; Bom é o Zé Ketti...

Beijoooo

Anônimo disse...

Meu mestre...

Ler sobre o Miltinho, me levou a lembranças de meu pai.... que adorava ouvi-lo qdo fazia parte do "Quatro Ases e um Coringa"..
Me dizia que o samba era assim... e muita vezes me sentei ao seu lado prá tentar entender que música era aquela q tanto o fascinava..

"Choro a verdade da vida
sabendo que me enganei
ilusão
em tudo eu te encontrei..."

"Quem da vida espera
a felicidade
há de ver
que ela dura pouco tempo
o tempo de uma flor"

Versos tirados da música "Verdade da Vida"

Precisa dizer mais???
Homenagem mais do que merecida...emocionanete meu mestre.. como tudo q leio de vc!

Bjs

Débora

Unknown disse...

Fala Marcelo!

O Miltinho é uma simpatia! Foi um dia memorável, sem dúvidas.
Ah! E vc não sabe: depois do show ele foi com a Livia p/ o bar do Gudin e chegando lá eles encontraram o Paulo Vanzoline que resolveu fazer uma expedição bohemia. Foi um encontro de bambas!

Muito bom o texto, depois eu posto o vídeo da entrevista no youtube.

Cara não to sabendo desta estória do convite da cerveja feito pela Vera, não vi recado nenhum no blog. Agora a sua convicção de que a mancada foi minha, foi foda... Se liga!

MARCELO MENDEZ disse...

O Debora que bom te-la por aqui! fico feliz em ver que o texto te despertou tantas emoções mas melhor que o texto é o Miltinho e vc perdeu! Agora veja se aparece na quinta....

beijoooo

MARCELO MENDEZ disse...

Ahhhhh, amigo Feijão... Alguém ttem que ser o "culpado e dessa vez não fui eu, não... ahaha. Bom; Vera que deixe de coisa e nos convide de novo não é mesmo?! E quanto ao Miltinho foi du caralho mesmo, irmão. Mas vamos fazer uma parada bacana nessa quinta e meu... Que merda a gente perder essa noitada1 E olha que fomos convidados hein??

Abração. Feijão!

Anônimo disse...

mendezcontramendez...hummm. Gostei marcelão. Deixei coments aqui porque também estava lá no show do miltinho.
E aí meu velho? Vai me mandar as esquetes que falou ou não? Vai ver minha peça no teatro ou não?

Grande abraço, Batata